quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Aos urbanófilos

Há um tempo adotei, junto com alguns amigos, o termo "urbanófilo" para designar a relação que estabelecemos com a nossa cidade de São Paulo. Como o urbanista da turma, profissionalmente falando, sou eu, gostei da ideia de adotar um outro título que não me distinguisse de todos os outros, viventes e usuários da cidade tanto quanto eu mesmo - se não até mais.
Cada um a seu modo, esses amigos trazem consigo lembranças de lugares especiais, suas próprias vivências inscritas em suas memórias, e claro que seus próprios pensamentos a respeito do que a cidade que conhecem e experimentam a cada dia é - e, muitas vezes, do que deveria ser.
Não cabe a mim concordar ou discordar, julgar ou avaliar: há lugares e situações adequados para um debate franco e em que as opiniões podem ser expostas e contrastadas de forma aprofundada e conseqüente. Mas não é neste blog. Inevitavelmente, exponho aqui o meu ponto de vista. Mas faço questão de mantê-lo como "mais um". Essa pluralidade é a primeira condição para a vida urbana.
Então, convido cada leitor deste blog a descobrir as cidades que aqui estão, as que estão nos outros blogs listados aqui (ao lado). E escrever/descrever/inscrever também sua própria cidade neste artefato virtual.
Aos amigos urbanófilos como eu, minhas saudações.

3 comentários:

Unknown disse...

Hmm... sou uma das urbanófilas! :-)

José Euvilásio Sales disse...

Eu também.

Unknown disse...

Claro que sim! Urbanófilos de respeito, por sinal! ;)