segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Estudo calcula a distância ideal dos moradores até estações de transporte de média e alta capacidade

Embora o estudo declaradamente deixe de considerar qualidade do serviço e integração, ainda assim é um indicador bastante útil para avaliar a eficiência das nossas redes de transporte. Neste ponto, São Paulo é uma vergonha: apenas 25% da população está servida por terminais de transporte a 1km de distância ou menos (em Paris: 100%). Cobrar de quem? Prefeitura (terminais de ônibus) E Governo do Estado (Metrô, CPTM, EMTU...). A secretaria do Rio explicitou sua metodologia, essencialmente falha: a única justificativa para se medir a distância de 1km do traçado (!!!) dos meios de transporte é considerar normal usuários pularem em cima dos veículos, ou se agarrarem ao parachoques, ou qualquer coisa semelhante. Nossa população merece algo melhor do que isso.

Mundialmente, o tempo máximo considerado adequado, em termos de mobilidade urbana, varia de 10 a 15 minutos, o equivalente a cerca de 1km de caminhada

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Cidades invisíveis – Ítalo Calvino para download

Leitura obrigatória para arquitetos, urbanistas, estudantes e interessados em geral.

O site Monoskop, que se autodefine como uma wiki para estudo de artes, mídia e humanidades, está disponibilizando diversas versões do livro “Cidades Invisíveis”, de Ítalo Calvino, leitu…

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Construção de Parque Linear em São Paulo expõe conflitos da metrópole - Portal Aprendiz

“A desinformação é muito grande, o diálogo é emperrado, ninguém confia em ninguém e a discussão vira uma guerra – não um caminho para se chegar a algum lugar.”

A polêmica sobre a execução ou não do Parque Linear completará cinco anos. Aprovado no final de 2010 pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o projeto nunca saiu do papel.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - Cau/BR

Nas escolas, falamos muito aos alunos sobre a importância social da arquitetura e do urbanismo, mas muitas vezes isso parece se perder em meio à avalanche de publicações que parecem apenas enaltecer as obras excepcionais dos "starchitects", reforçando o velho estereótipo de que arquitetura é coisa cara, "chique", para poucos. Entretanto, se notarmos algumas das últimas premiações do Pritzker (tido como o "Nobel da Arquitetura"), vemos os nomes de Shigueru Ban e Alejandro Aravena, que fazem do compromisso social da arquitetura a própria matéria prima de sua produção. Agora, este prêmio do Archdaily a um projeto simples, modesto, mas completo em tudo o que podemos chamar de boa arquitetura. Que nós tenhamos cada vez mais exemplos como este se espalhando pelas periferias tão carentes de arquitetura das cidades brasileiras.

É CAMPEÃ: Casa de Dona Dalva, mostrada em campanha do CAU/BR de valorização da profissão, é eleita a melhor casa do mundo em votação com mais de 55 mil arquitetos de todo o planeta. Prêmio é do ArchDaily, site de Arquitetura mais acessado do mundo.